Formalismo Russo vs Filosofia da Linguagem

Levando em consideração as questões suscitadas em nossa última reunião sobre o Formalismo Russo e seus objetos em contraposição à filosofia da linguagem bakhtiniana, segue abaixo algumas informações pertinentes:

TEXTO: “Formalismo russo e suas contribuições para a moderna crítica literária”
Esse texto da Revista Literatura apresenta uma introdução ao Formalismo Russo, dando uma ideia resumida e clara de alguns aspectos discutidos em nossa reunião:
Desde seus primeiros estudos, o Formalismo Russo caracterizou-se pela recusa de abordagens extrínsecas ao texto. Psicologia, sociologia, filosofia etc., que serviam de base para muitos estudos literários realizados até então, não poderiam constituir o escopo de análise da obra literária, que deveria ser efetuada por meio dos constituintes estéticos sem relevar aspectos externos.

Para mais informações, acrescentamos aqui também o vídeo “Introdução à Teoria da Literatura: Palestra 7 – Formalismo Russo” (Paul Fry, de Yale).
No curso exibido pelo canal Univesp, nessa palestra o professor Paul Fry explora os trabalhos dos principais formalistas russos examinados em um ensaio de Boris Eikhenbaum.
Mais informações no link: http://migre.me/dBin5


Essas são apenas algumas leituras complementares de apoio para que possamos compreender melhor as teorias contemporâneas a Bakhtin e porque ele discordava e refutava algumas e dialogava com outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso na vida e na arte: reflexões

Retorno das atividades

Teses e Dissertações