A Permeabilidade Social do Leitor e do Texto


Outro vídeo excelente do Prof. Paul Fry (Yale University) com suas considerações e análises sobre Bakhtin e seu modo de ver a linguagem.
Aproveitem!

A Permeabilidade Social do Leitor e do Texto
Nesta palestra sobre a teoria da literatura em contextos sociais, Paul Fry examina o trabalho de Mikhail Bakhtin e Hans Robert Jauss. O professor articula a relação dos escritos deles com a teoria formalista e o trabalho de Barthes e Foucault. As dimensões da heteroglossia de Bakhtin junto com a ideia de linguagem comum são exploradas em detalhes através da leitura atenta da primeira sentença de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. O estudo de Jauss sobre a história da recepção é explicado com referência a "Pierre Menard, Autor do Quixote", de Borges e a montagem da Damn Yankees na Broadway.
Este curso, gravado no campus de Yale em 2009, é uma pesquisa sobre as principais tendências da teoria literária no século XX. As palestras fornecem uma base para as leituras e as explicam quando necessário, enquanto tentam desenvolver um contexto amplo e coerente que incorpore perspectivas filosóficas e sociais em questões recorrentes.
Paul H. Fry é professor de Inglês em Yale e se especializou em Romantismo Britânico, Teoria Literária e Literatura e as Artes Visuais. Estudou na Universidade da Califórnia em Berkeley e em Harvard e dá aulas em Yale desde 1971.
A palestra original está disponível em http://oyc.yale.edu/english/engl-300/lecture-16

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso na vida e na arte: reflexões

Retorno das atividades

Teses e Dissertações